Christian Dior Haute Couture Spring 2011
Pegando carona no post passado sobre o Pierre Cardin e sua exposição em São Paulo eu resolvi falar um pouco sobre Alta Costura.
Muitos não sabem ao certo do que se trata uma roupa de alta costura, do Frances Haute Couture, e por isso resolvi escrever esse post. A alta costura é na verdade um termo exclusivo determinado para estilistas e marcas que fazem parte da Chambre Syndicale de la Haute Couture (Câmara Sindical da Alta Costura), uma instituição francesa criada em 1868. Não é nada simples fazer parte dessa Câmara e para tal é preciso cumprir uma série exigências e regras, dentre elas a de possuir 35 modelos exclusivos (cópia não tem lugar na excelência dos que fazem alta costura) para dia e para noite, possuir o endereço de sua maison entre as três avenidas mais importantes de Paris: Champs Elysées, Montaigne e Georges V, ter o mínimo de 20 funcionários especializados em apenas uma função e é claro ter suas criações confeccionadas em caráter artesanal e exclusivo.
Curiosidades a parte vale ressaltar que toda roupa de alta costura, e de costume toda roupa francesa, tem acabamentos perfeitos, sem avessos e linhas aparecendo e são forradas luxuosamente com seda. Então toda vez que vocês ouvirem alguém por aí falando que faz alta costura entenda que nem de longe isso é possível, o que podem fazer é roupa de luxo e com muita qualidade. Dentre as grifes que fazem parte da Câmara Sindical de Alta Costura atualmente podemos citar a Maison Christian Dior, Chanel, Elie Saab, Giorgio Armani Privé, Ginvenchy, Jean Paul Gaultier, Valentino dentre poucas outras.
Fora as coleções de alta costura essas marcas também apresentam suas coleções de prêt-à-porter (pronto para vestir), ou seja, as roupas que chegam nas lojas para o consumo “massificado”.
Abaixo um vídeo que mostra um pouco dos bastidores da alta costura da Chanel.
Amei!!
ResponderExcluir